Pertencendo ao distrito de Braga, sendo o único concelho com ligação ao oceano, situa-se na proximidade das cidades de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Barcelos e Braga.
Esposende é uma cidade repleta de património invejável e de uma natureza inconfundível, consegue proporcionar momentos de grande acolhimento para os turistas e para os próprios cidadãos.
Considerado por muitos visitantes o Algarve em miniatura, Esposende tem para oferecer umas praias fantásticas, nomeadamente, as de Apúlia, Ofir e Suave Mar.
Detentora de um património impar, destacando-se o Castro de São Lourenço, o Forte São João Batista na Foz do Rio Cávado, o Facho e Capela da Bonança em Fão, bem como o Museu Municipal de Esposende.
Para os amantes de desporto e no que diz respeito às atividades náuticas, Esposende tem das costas mais ricas para a prática das diferentes modalidades, destacando-se a canoagem e o kitsurf.
A gulosa Gastronomia faz as delicias de todos os aqueles que procuram a restauração, especialmente pelos seus tratos de peixe e mariscos dos nosso mares e rios, não esquecendo os leves, suaves e aromáticos vinhos verdes de quinta e as adocicadas clarinhas e folhadinhos de Fão.
O que visitar em Esposende
Parque Natural do litoral norte (do Parque Natural Litoral Norte) tem uma área de 440 hectares e se estende ao longo de 18 km entre a foz do Rio Cávado em Esposende e a Vila de Apúlia. É uma das principais áreas de banho da costa norte de Portugal e possui praias quase desertas, banhadas por águas cristalinas e dunas de areia branca pontilhadas com vegetação. É uma área natural protegida.

Castro S. Lourenço (Vila Chã)
O castro de S. Lourenço é um povoado fortificado, no qual foram encontrados vestígios que recuam ao séc. IV a.C. Desde o séc. II a.C. que as casas vão sendo construídas por todo o monte em patamares. A área escavada mostrou a existência de núcleos habitacionais, os quais são frequentemente rodeados por lajeado. A defesa era assegurada por três muralhas. Nos finais do séc. I a.C. assistiu-se a transformações que perduraram até ao séc. IV d.C., com todos os indícios de romanização.Após um período de abandono o Monte de S. Lourenço volta a ser ocupado, por volta do séc. XIV quando é erguido um sistema defensivo, tipo pequeno castelo.
Para além do aspeto histórico-arqueológico o Monte de S. Lourenço é um local de rara beleza paisagística.
Museu Marítimo de Esposende
Este edifício antigo, situado em plena beira-mar no estuário do Cávado, foi recentemente recuperado pelo Forum Esposendense uma instituição de utilidade pública, fundada em 1989 para promover a reflexão e o estudo dos problemas sociais, econômicos e culturais do município. O edifício tem várias atividades: museu (exposições temporais), auditório, biblioteca marítima, sede do Forum e redação de uma revista local.
Ele também continua prestando serviços de salvamento marítimo (sua função original).